Gabriela Mori, coordenadora de SEO no portal iG
e que também trabalhou para a empresa de internet Yahoo!, afirma que as
principais responsabilidades de um especialista de SEO é fazer o
planejamento do conteúdo divulgado, tornar o código HTML mais
organizado, monitorar a posição das páginas nos resultados das buscas,
promover o "linkbuilding" (conjunto de técnicas para conseguir que
outros sites referenciem as páginas trabalhadas pelo SEO por meio de
links), indicar as melhores maneiras para propagar o alcance do site nas
redes sociais, definir padrões de URLs, títulos e descrições e
selecionar palavras-chave relevantes.
Para aprender a melhor maneira de concluir estas tarefas, a
especialista recomenda ler manuais de boas práticas, acompanhar os
fóruns e blogs oficiais das empresas de internet. Já Neto indica
participar de eventos, palestras e trocar de experiências com outros
profissionais experientes. “Há bons cursos desta área que emitem
certificado. Mas é necessário ter precaução com as instituições que
vendem certificações profissionais de SEO. Não há padrões, apenas
opiniões e conjuntos de boas práticas. Por esse motivo não existe nenhum
órgão de certificação em SEO", comenta Neto.
A reciclagem
do conhecimento sobre o tema SEO também é fundamental para obter bons
empregos e demonstrar conhecimento sobre o tema. As regras dos
buscadores sofrem constantes atualizações e eles são responsáveis por
listar e acompanhar o conteúdo das páginas na internet.
Os
interessados podem acompanhar o conteúdo divulgado pelos sites
especializados em SEO como o iMasters, o guia do Google de SEO, o
mestreSEO, o blog de tendências nos mecanismos de buscas feito por John
Battelle e SEOmoz. Todos estes endereços foram recomendados pelos
especialistas entrevistados pela INFO.
Leia também: 15 sites para aprender técnicas de SEO
Apesar
dos sites de e-commerce serem os que mais empregam especialistas em
SEO, profissionais com esta habilidade também podem ser contratados por
grandes portais, empresas de mídia e conteúdo, agências de publicidade e
escritórios de design que desenvolvem sites. Além do emprego formal,
que pode pagar salários entre R$ 4 mil e R$ 16 mil, o especialista pode
atuar como consultor, fazendo análises pontuais de sites, ajudando a
otimizar os resultados campanhas de marketing digital e obter
remuneração variada.
Fonte: Info Online
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