terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mercado Aquecido de e-commerce favorece carreira de SEO


Gabriela Mori, coordenadora de SEO no portal iG e que também trabalhou para a empresa de internet Yahoo!, afirma que as principais responsabilidades de um especialista de SEO é fazer o planejamento do conteúdo divulgado, tornar o código HTML mais organizado, monitorar a posição das páginas nos resultados das buscas, promover o "linkbuilding" (conjunto de técnicas para conseguir que outros sites referenciem as páginas trabalhadas pelo SEO por meio de links), indicar as melhores maneiras para propagar o alcance do site nas redes sociais, definir padrões de URLs, títulos e descrições e  selecionar palavras-chave relevantes.

Para aprender a melhor maneira de concluir estas tarefas, a especialista recomenda ler manuais de boas práticas, acompanhar os fóruns e blogs oficiais das empresas de internet. Já Neto indica participar de eventos, palestras e trocar de experiências com outros profissionais experientes. “Há bons cursos desta área que emitem certificado. Mas é necessário ter precaução com as instituições que vendem certificações profissionais de SEO. Não há padrões, apenas opiniões e conjuntos de boas práticas. Por esse motivo não existe nenhum órgão de certificação em SEO", comenta Neto.
A reciclagem do conhecimento sobre o tema SEO também é fundamental para obter bons empregos e demonstrar conhecimento sobre o tema. As regras dos buscadores sofrem constantes atualizações e eles são responsáveis por listar e acompanhar o conteúdo das páginas na internet.
Os interessados podem acompanhar o conteúdo divulgado pelos sites especializados em SEO como o iMasters, o guia do Google de SEO, o mestreSEO, o blog de tendências nos mecanismos de buscas feito por John Battelle e SEOmoz. Todos estes endereços foram recomendados pelos especialistas entrevistados pela INFO.

Apesar dos sites de e-commerce serem os que mais empregam especialistas em SEO, profissionais com esta habilidade também podem ser contratados por grandes portais, empresas de mídia e conteúdo, agências de publicidade e escritórios de design que desenvolvem sites. Além do emprego formal, que pode pagar salários entre R$ 4 mil e R$ 16 mil, o especialista pode atuar como consultor, fazendo análises pontuais de sites, ajudando a otimizar os resultados campanhas de marketing digital e obter remuneração variada.

Fonte: Info Online

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